terça-feira, 30 de agosto de 2011

Alterações nas unhas: sinal de perigo


Você chegou ao ponto de só passar esmaltes escuros para disfarçar defeitinhos em suas unhas, então cuidado! Elas funcionam como um termômetro de nossa vitalidade e estado nutricional. Alterações tanto no formato como na cor das unhas podem revelar muito sobre sua saúde.
A nutricionista Vanessa Pimentel, especializada em Obesidade e Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mostra como identificar as possíveis problemas e usar a alimentação a favor da sua beleza e saúde.
Pequenos sinais hemorrágicos: falta de vitamina C. A deficiência deste nutriente, que também é oxidante, é a principal causa do escorbuto. Boas fontes são as frutas cítricas e as folhas de cor verde escuro. Para que sejam devidamente absorvidos pelo organismo, estes alimentos devem ser consumidos frescos e crus.
Manchas brancas: sugere quadro de deficiência em selênio e zinco. A falta de selênio pode aumentar o colesterol e causar problemas cardíacos. Ele é amplamente encontrado no gérmen de trigo, tomate, tominho e milho, entre outros cereais. Já a falta do zinco é muito mais séria para o organismo. Doenças como câncer, diabetes, obesidade e retardamento do crescimento estão relacionadas a esta deficiência.
Manchas vermelhas: remete ao excesso de selênio, que pode causar dermatites, fadiga muscular, quadro pulmonar e lesão no sistema nervoso central.
Unhas grossas e espessas/Unhas pequenas e com estrias: são resultado de uma dieta pobre em vitamina A. Ela é essencial para a formação dos tecidos epiteliais, estruturação óssea e queritinização. É encontrada em folhas de cor verde escuro, legumes alaranjados e alguns derivados animais.
Unhas quebradiças (associadas à queda de cabelo, palidez e cansaço): possível deficiência de ferro, que pode levar à anemia.
Unhas frágeis (associadas à pele seca com descamação e queda de cabelos): pode identificar uma deficiência em cálcio. O cálcio é o maior responsável pela constituição dos ossos e sua maior fonte é o leite.
Pregas transversais: baixa ingestão protéica, que pode resultar em subnutrição ou anemia. As carnes são as maiores fontes de proteína.
Fonte – MBPRESS

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dica de Culinária: O Miojo classe A


Macarrão instantâneo da Morena Leite

Receita da chef do Restaurante Capim Santo (SP) leva até lagosta! Hummm!!


Nada melhor que unir praticidade e sabor na hora de cozinhar, não é? Se tiver um toque de sofisticação ainda, sem nos dar muito trabalho, o prato fica perfeito! Pois essa foi a ideia da chef Morena Leite, que comanda o restaurante Capim Santo, em São Paulo.

A sugestão dela para aniversário do tradicional "miojo" ficou "chique" e tem nome de prato de peso:Miojo de lagosta ao perfume de limão cravo. Para Morena, o macarrão instantâneo tem gosto de infância e por isso a chef optou por acrescentar ingredientes para sofisticá-lo, tornando-o mais adulto.

Miojo com lagosta e limão cravo

Ingredientes:

1 pacote de miojo

1 colher de óleo de gergelim

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de cebola picada

1colher de raiz de capim santo picado

1 colher de gengibre picado

Sal, pimenta dedo de moca, manjericão e salsinha a gosto

3 Caldas de lagosta peq

1 limão cravo

1 colher de azeite

3 folhas de escarola

4 castanhas do para picadas

Modo de preparo:

Tempere a lagosta, com sal, pimenta, raspas e suco de limão. Doure o alho no óleo de gergelim, junte e refogue a cebola, tempere com sal, gengibre, raiz de capim santo.

Junte e grelhe a lagosta, depois a escarola e finalize juntando o miojo pré-cozido e a castanha do Pará.


sábado, 27 de agosto de 2011

O ronco da discórdia



O hábito noturno e barulhento do parceiro pode estremecer o relacionamento. Elas reclamam!
Lá pelo meio da noite começa a sinfonia, acompanhada do sussurro "Amor, você está roncando. Vira de lado, por favor". Se a primeira tentativa não der jeito, é comum que a irritação cresça em escala meteórica e a cotovelada de aviso vire beliscões cada vez mais fortes. Soa familiar? Você não está sozinha na odisséia para se manter acordada frente aos ruídos noturnos do parceiro. E, pior, a vida amorosa pode estar em perigo por conta disso!
Enquanto você conta carneirinhos para virar "bela adormecida", o amado se esbalda no sétimo sono, alheio aos brados bufantes de que ele não te deixa dormir. De levar a loucura, não? A jornalista Patrícia Andrade, de 26 anos, perdeu as estribeiras num desses dias de serenata. Namorando na época, ela dividia uma cama de solteiro com o ex-marido em um quarto na casa de sua avó. O rapaz, vindo de um dia regado a cervejinhas, começou a roncaria sem fim e não havia jeito de fazê-lo parar. Ela não deixou barato: "fui na cozinha, enchi meio copo de água e virei no rosto dele", conta bem-humorada. Ele acordou assustado e a brincadeira da carioca saiu pela culatra, a avó tomou as dores do dorminhoco e ela ainda teve que ouvir sermão.
A bibliotecária Selma Alves, 59 anos, encara a luta diariamente. Casada há 28 anos, o ronco do marido Carlos, engenheiro, já faz parte da rotina do casal. Na lista das queixas, nem tantas assim, os grunhidos noturnos ocupam as primeiras posições. Com um agravante: a teimosia. Ele insiste que não ronca, apesar dos filhos também escutarem a longas distâncias - o apartamento é duplex, mas, mesmo com quartos em andares diferentes, o sono do rapaz se faz notar. Como casal que preze, a implicância é recíproca: "Para alfinetar, ele gravou no celular o meu ronco numa noite. Agora, sou eu que não admito", revela.
A história de Teresa Cristina, 50 anos, supervisora em uma empresa de telefonia, não é muito diferente. Ela até já criou cartilha de sobrevivência: "corro para a cama mais cedo para tentar dormir pelo menos duas horinhas antes dele começar", ensina. Quando o caso fica fora de controle, o jeito é "empurrar, socar, tentar virá-lo", apela Teresa. Na pior da hipóteses, ela se acomoda no sofá da sala mesmo - menos agradável para o pescoço, melhor para os ouvidos. Perguntada sobre por que não é ele quem migra para o outro cômodo com travesseiro e cuia, ela responde: "é aquilo, os incomodados que se mudem". Mas ela não perde as esperanças: "Meu sonho é ganhar na loteria e construir um quarto para cada um, o dele com isolamento acústico".
E engana-se quem pensa que a questão é exclusiva dos relacionamentos mais maduros. Aos 16 anos de idade, a estudante Taísa já está calejada no ringue contra o ronco do namorado de apenas 19 anos. O esquema "dos chutes e dos socos" ela já aprendeu, mas com o frescor do relacionamento recente, ela leva tudo na paz: "é difícil, mas eu levo tranquilo, meu sono é profundo".
Apesar de parecer divertido, estudos comprovam que o ronco pode ser, sim, um fator determinante para problemas de relacionamento. Um estudo britânico chegou a apontar que, em 2009, um em cada cinco casais dormiam em camas separadas devido aos hábitos de seu parceiro. Dos entrevistados, 7% revelou que o fato de não conseguirem dormir durante a noite, por conta da serenata, levou ao divórcio. Quem ama cuida, certo? Uma visita ao médico pode diagnosticar possíveis distúrbios do sono e tratá-los para manter o relacionamento sem as crises do ronca-ronca. Depois, é só dormir agarradinho e dispensar os tampões de ouvido.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Quer mais romantismo na relação?



Não podemos generalizar, mas é claro que é inerente à alma feminina o apego aos gestos românticos. Se não fosse assim, as comédias românticas seriam fracassos de bilheteria e nem seriam mais produzidas. Muitas mulheres esperam ouvir um "eu te amo" apaixonado, receber uma carta de amor, um buquê de flores, um presente especial. Ficam aguardando "aquele" pedido de casamento inusitado, uma noite romântica preparada toda por ele.
Isso acontece porque geralmente as mulheres esperam que o homem seja o protetor/provedor, num misto de força e docilidade. Porém, são constantes as reclamações femininas de que o sexo oposto não entende exatamente o que é ser romântico e muito dificilmente manifesta de forma espontânea estas características no dia-a-dia. Mas será que isso significa falta de amor?
É muito difícil sair da sala do cinema sem ficar esperando que na vida real seu amor também tenha coragem de assumir seus sentimentos e pedir para que a amada não o deixe, assim como o personagem masculino do filme fez. O problema é que muitas vezes o que vemos na telona é apenas um recurso do roteiro para que fiquem claras as intenções do personagem, posto que não podemos ouvir seus pensamentos como aconteceria se estivéssemos lendo um livro.
Romantismo nos pequenos gestos
Portanto, se você está num relacionamento e sofre porque não vê da parte de seu amor nenhum esforço em agradá-la, você pode estar vivenciando duas situações: ou ele realmente não a ama e é hora de terminar a relação, ou a cara-metade a ama, mas a forma como demonstra não é aquela idealizada por você.
Vamos trabalhar então com a segunda opção: sim, ele ama você! Se for reparar bem, verá que ele se esforça sim em lhe agradar quando a acompanha ao shopping, quando recebe suas amigas em casa e não sai com os amigos dele, quando liga para saber como você está ou só para conversar um pouco, quando arruma suas coisas ou ralha com você para protegê-la de algo. Além disso, pequenos gestos como carregar as coisas, buscar ou levá-la a algum compromisso ou ainda perguntar se você está com fome, poderiam ser vistos como gestos românticos, se você estivesse prestando atenção. Quantas vezes ele não tentou fazer você rir, quando você estava nervosa ou tentou não lhe constranger falando sobre determinado assunto?
Infelizmente, nem todos os homens conseguirão abrir seus corações para nós, revelando cada pequeno pensamento e sentimento que lhes atravessa a alma, principalmente de forma poética. Porém, dentro de suas possibilidades, estarão lá por nós e se sacrificarão muitas vezes, o que já é bastante romântico. Em outras palavras, para sermos felizes, basta que aceitemos nosso amor, pois não existe nada pior do que ter um ótimo relacionamento, com intimidade e cumplicidade e estragar tudo com cobranças do tipo: "você nunca me escreveu uma carta de amor", "você não se ajoelhou para me pedir em casamento" ou "você não fala o que você sente por mim, todos os dias".
No fim, é preciso se perguntar: isso é realmente importante para mim ou apenas um capricho?
Traga mais romantismo para a relação
  • Não fique esperando que ele dê o primeiro passo, comece você sendo romântica.
  • Lembre-se que seu ideal de homem romântico sempre se preocupa com você. Será que você dá importância de verdade aos problemas dele?
  • As mulheres do cinema geralmente são maravilhosas, bonitas, inteligentes, independentes e misteriosas. Se você não pode ser assim o tempo todo, também não cobre o mesmo de quem ama.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mitos e Verdades



Homens também sofrem com baixas hormonais (VERDADE)
O que ocorre com os homens é que, a partir dos 40 anos, eles apresentam uma queda de 1% ao ano dos níveis de testoterona. Mas nada a ver com a andropausa, a tal menopausa masculina. ''Isso é uma bobagem. A andropausa significa o fim de hormônios sexuais masculinos, o que de fato nunca acontece. Há apenas uma baixa na sua produção, mas sem provocar transformações no organismo'', afirma o urologista Aderivaldo Cabral Dias Filho. Segundo ele, a baixa hormonal também acomete os jovens, causada por problemas como tumores na hipófise ou até mesmo estresse.
Mau-humor e ansiedade são doenças. (VERDADE)
A pessoa que sofre anos seguidos de um mau-humor crônico (espécie de depressão profunda e crônica) sofre de uma doença chamada pelos psiquiatras de distimia. É uma doença que não chega a incapacitar a pessoa, mas faz dela um indivíduo isolado, irritado e brigão. A ansiedade, por sua vez, também é uma doença chamada de Transtorno de Ansiedade Generalizado. Mas, em muitos casos, é sintoma de um problema mais complexo - como o Transtorno Obsessivo Compulsivo, depressão ou Síndrome do Pânico. Quando é doença, a pessoa vive num estado de tensão, apreensão, angústia e insatisfação pessoal durante um longo período. ''O importante é que essas duas doenças têm tratamento e são curáveis'', fala o presidente da Associação de Psiquiatria de Brasília, Antônio Geraldo. 

Comer muita fibra faz bem à digestão. (MITO)
O gastroenterologista Flávio Ejima explica que o consumo de alimentos ricos em fibras tem uma função importante no aparelho digestivo, controlando os movimentos peristálticos do intestino e facilitando a digestão. Mas como todos os excessos, também apresenta riscos. Se você come muita fibra e não toma bastante líquido, a digestão fica mais vagarosa. Fibras, em geral, fazem muito bem. Mas nunca deixe a água de lado. 

Adoçante, panela de alumínio e desodorante provocam câncer. (MITO)
Essa é uma crendice do século 21, alimentada pelos e-mails divulgados pela Internet, alguns deles anônimos. O oncologista Eduardo Johnson afirma que nenhum estudo científico comprovou até agora que esses três produtos provocam tumores malignos. ''São apenas boatos'', diz Johnson. Ele cita como exemplo o caso da sacarina, durante 20 anos apontada como uma substância cancerígena. Pesquisadores americanos concluíram que os tumores em ratos, provocados pela sacarina, crescem devido a mecanismos que não são relevantes para as condições humanas. Por isso, a sacarina foi retirada da lista de substâncias cancerígenas que é publicada todos os anos pelo Instituto Nacional do Ambiente e Ciências da Saúde dos Estados Unidos. 

A causa da obesidade é sempre hormonal. (MITO)
A crença de que os obesos apresentam um excesso de tecido gorduroso por causa de desequilíbrios hormonais é falsa. As causas orgânicas endócrinas ocupam, no máximo, cinco por cento do quadro da doença. Os outros 95% se devem a causas externas, como alimentação rica em gorduras e carboidratos e a falta de exercícios físicos. Mas a endocrinologista Rosemary Marlière Létti adverte que o excesso de peso leva ao desequilíbrio do nosso corpo, provocando doenças como diabetes e problemas cardíacos. Pesquisa do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor), em Itapetininga, cidade do interior paulista, constatou que 20% das crianças obesas apresentam altas taxas de LDL, o mau colesterol, e teriam maior predisposição a infartos e derrames na vida adulta. 

Não se deve tomar banho depois de uma refeição pesada. (MITO)
Depende do tamanho da refeição. Após uma comidinha leve não tem problema. Mas em alguns casos é bom seguir os conselhos da vovó. Depois de uma feijoada, com certeza, o banho vai dificultar a digestão. Isso porque, depois da refeição, o metabolismo fica todo voltado para o processamento do alimento e qualquer tipo de atividade física que consuma mais energia vai desviar parte do fluxo sangüíneo para a musculatura e atrapalhar a digestão. Agora, durante um churrasquinho à beira da piscina, não faz mal nenhum dar um mergulho. 

Alimento diet é a mesma coisa que alimento light. (MITO)
A endocrinologista Rosemary Marlière Létti explica que esses dois tipos de alimentos são totalmente diferentes. Os alimentos diet são aqueles que têm total ausência de algum ingrediente, como açúcar e gordura, por exemplo. São indicados para pessoas que são diabéticas ou apresentam altas taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue. Os light têm apenas uma redução dos mesmos ingredientes, por volta de 25%. São indicados para quem deseja emagrecer. Ela dá um conselho: compare as informações dos rótulos para saber se determinado produto é realmente o que diz ser. 

Comer manga com leite causa indigestão e faz mal à saúde. (MITO)
Manga com leite não causa indigestão nem faz mal à saúde. Essa crença se perpetuou na história, a partir da escravidão. Os senhores de engenho inventaram o mito para impedir que seus escravos não consumissem as mangas da propriedade nem tomassem o seu leite. ''São crendices que vêm de Portugal'', explica o doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), Hernani Maia Costa. Daqueles tempos para cá, esse mito caiu no consenso popular e virou uma crença que permanece até os dias atuais. Portanto, sinta-se à vontade para tomar um suco de manga batido com leite. Não faz mal algum. 

Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos e causa queda.(MITO)
A lavagem diária não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda. Na verdade, se os cabelos forem muito oleosos ou se houver dermatite seborréica (caspa) é recomendado lavar os cabelos todos os dias. Mas segundo o dermatologista Francisco Leite, é importante tomar alguns cuidados: 1) a temperatura da água deve ser adeqüada (morna-fria); 2) os xampus devem ser de boa qualidade, adequados ao tipo de cabelo; 3) os cabelos não devem ser lavados durante a noite nem se deve dormir de cabelos molhados; e 4) a higiene deve ser sempre bem feita. 

Pessoas de pele negra não desenvolvem câncer de pele. (MITO)

Apesar das pessoas de pele escura terem maior proteção contra a radiação ultravioleta, elas também podem sofrer de câncer de pele. ''Todos os tipos de câncer de pele podem afetar também os negros'', diz o dermatologista Francisco Leite. Os negros têm a pele mais protegida, mas não são imunes dos cânceres de pele, que acontecem pelo excesso de exposição solar. Mas se apresentarem queimaduras solares e excesso de exposição ao sol, as pessoas de pele negra também podem desenvolver essas doenças. O melanoma maligno é ainda mais independente da cor de pele e pode ser até mais grave nos negros, uma vez que eles podem demorar mais tempo para notar a presença de uma pinta escura atípica. Isso retarda a detecção e o tratamento do tumor, e pode agravar o prognóstico.
 

Dica de Beleza - Bumbum durinho até o verão!


Dicas para colocar tudo em cima e desfilar na praia sem medo na estação mais quente do ano.
Fazer exercícios físicos regularmente contribuem para deixar o bumbum sempre durinho, pois enrijecem os glúteos e a musculatura da região

Tenha uma alimentação saudável, cuidado com os excessos, principalmente de gorduras, açúcares e carboidratos. As mulheres têm tendência a acumular gorduras nos quadris. Lembre-se que a alimentação é sua principal aliada.

Exercícios como subir e descer escadas também é uma ótima opção para quem deseja enrijecer os glúteos, troque sempre o elevador pelas escadas.

De férias para as suas cadeiras levantar e sentar fortalece os músculos das pernas e dos glúteos, além de melhorar a circulação e as varizes

Deitada no chão, com os joelhos semi-flexionados e os pés afastados na mesma largura do quadril, eleve o quadril e mantenha-o parado na altura dos joelhos e retorne a posição inicial. Repita este movimento por um minuto. Faça de três a quatro séries.

Na posição de gato com os cotovelos apoiados no chão eleve uma das pernas para trás. Faça quatro séries de 10 vezes, trocando as pernas entre as séries. Se você preferir, coloque caneleiras com pesos nos tornozelos

Trabalhe os músculos que ficam na parte de trás das coxas, eles são os responsáveis pela sustentação do bumbum

Faça semanalmente uma esfoliação na região do bumbum e passe creme diariamente. Assim você conhece mais o seu corpo, evitando o aparecimento da celulite e estrias.

Dica de Sáude - Prevenção do câncer de mama



Esta mensagem está sendo divulgada por uma bioquímica, abaixo identificada.

FAVOR DIVULGAR PARA TODAS AS MULHERES, POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS.

Há algum tempo, fui a um seminário sobre Câncer de Mama, conduzido por Terry Birk, com o apoio de Dan Sullivan.

Durante os debates, perguntei por que a área mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é perto da axila.

Minha pergunta não pôde ser respondida na hora. Esta informação me foi enviada recentemente, e me alegro que minha pergunta teve resposta.

Transmiti a uma amiga que está fazendo quimioterapia e ela comentou que também havia se inteirado desta informação, em um grupo de apoio que está freqüentando.

A principal causa de câncer de mama é o uso de anti-transpirantes!

Sim, ANTI-TRANSPIRANTES!!!!

A maioria dos produtos no mercado são uma combinação de anti-transpirantes com desodorantes. Confiram as etiquetas.

Desodorante está bem, anti-transpirante, não.

A concentração das toxinas provoca a mutação das células: CÂNCER.

Eis aqui a razão:
O corpo humano tem só algumas áreas por onde eliminar as toxinas:
atrás dos joelhos, atrás das orelhas, na área das virilhas e as axilas.

As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os anti-transpirantes, como seu nome claramente diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas.

Estas toxinas não desaparecem magicamente. Ao contrário, o corpo as deposita nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços, na medida em que não saem pelo suor. A maioria dos tumores cancerígenos do seio ocorre neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas.

Nos homens isso ocorre em menor proporção, mas não estão isentos de desenvolver câncer de mama por causa dos anti-transpirantes. A diferença está em que os anti-transpirantes usados pelos homens não são aplicados diretamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pelos axiais.

As mulheres que aplicam anti-transpirantes logo após rasparem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritação da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no corpo.

O câncer da mama está se tornando tremendamente comum, e esta advertência pode salvar algumas vidas.

Sc. GABRIELA CASANOVA LARROSA
Prof. Assistente Depto de Biologia Celular e Molecular

Seção de Biologia Celular, Faculdade de Ciências
Universidade da República Oriental do Uruguay.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

20 dicas para emagrecer sem passar fome


Fazer dieta sem passar fome parece bom demais para ser verdade? A mudança de pequenos hábitos, a substituição de alguns alimentos e uma atenção redobrada para com o seu corpo e a forma como o trata é o suficiente para perder aqueles quilinhos a mais e sem grandes sacrifícios.
  1. Comece a prestar atenção ao seu corpo – quando é que fica com fome? Porquê? Quando é que normalmente come? Porquê? Saiba distinguir quando come porque tem realmente apetite de quando come apenas por “gulodice”, por estar aborrecido ou porque alguém à sua volta está a petiscar alguma coisa. Para domar o seu apetite e perder peso há que comer bem! Parece um contra senso? Não é!
  1. Decifrados os momentos de verdadeira fome, há que comer, mas coma apenas até se sentir saciado, ou seja, sem fome. Isto porque normalmente comemos até nos sentirmos cheios, o que significa que já foi demais! Se ficar novamente com fome antes do que é habitual, não faz mal. Coma até que deixe novamente de ter fome. Em pouco tempo habituar-se-á a “sentir” o seu corpo e a responder-lhe de forma natural e eficaz. Comer mais vezes ao longo do dia, mas em menor quantidade, tem grandes vantagens!
  1. Passar fome ou saltar refeições não é uma dieta, é prejudicial para a saúde. Os estudos comprovam que quem emagrece naturalmente, com recurso a uma dieta progressiva e saudável, terá maior probabilidade de manter o seu peso a longo prazo, ao contrário de alguém que recorre a uma dieta “louca” e rápida. Sim, pode ver resultados imediatos, mas a longo prazo vai perdê-los de vista num abrir e fechar de olhos!
  1. Nunca é demais focar a importância de um bom pequeno-almoço. Se sair de casa sem a energia necessária para enfrentar mais um longo dia, não é apenas a sua barriga que vai reclamar! O cansaço, a desconcentração e a má disposição irão tomar conta de si e, quando a barriga começar a dar horas, vai devorar tudo o que lhe aparecer à frente… é aqui que surgem misturas alucinantes como o café e o rissol ou uma Coca-Cola e uma empadinha a meio da manhã! Se não estiver habituado à primeira refeição do dia, treine o seu corpo para aprender a gostar novamente do pequeno-almoço: comece com um iogurte ou uma peça de fruta, adicione uma torrada, uma malga de cereais, um café com leite, um sumo natural… não tarda nada começa a acordar cheio de fome e vai sentir-se em forma todo o dia!
  1. Dentro do possível, faça de cada refeição, um verdadeiro ritual. Concentre-se nos alimentos, coma devagar, mastigue bem, saboreie cada garfada, fazendo várias pausas até terminar. Se seguir este processo será mais fácil aperceber-se do momento em que já está satisfeito. Isto também implica que não pode aproveitar o almoço para fazer aquelas cinco mil chamadas ou responder a uma tonelada de emails que estão à sua espera há dois dias. Reserve sempre pelo menos meia hora na sua agenda para desfrutar de cada refeição.
  1. Quando se sentar à mesa, procure não encher o prato em demasia, se não, vai sentir-se na obrigação de comer tudo, mesmo que já não lhe apeteça nem mais uma garfada. Menos é mais… e vai ter oportunidade de comprovar isso mesmo!
  1. Analise a sua dieta actual, principalmente as comidas que engordam ou que se enquadram na roda de alimentos pouco sadia. Engordamos por um motivo muito simples: ingerimos mais calorias do que aquelas que gastamos. Por isso, há que cortar o mal pela raiz, ou seja, eliminar (ou reduzir) o consumo de alimentos que não condizem com uma alimentação saudável, começando pelos doces, as refeições pré-cozinhadas, os fritos, os petiscos e os salgadinhos; os refrigerantes e as bebidas alcoólicas; as carnes gordas (as de ganso e de pato também se incluem aqui); os molhos muito saturados; queijos gordos, os enchidos e as salsichas. Já percebeu não já? Evite estes alimentos porque são altamente calóricos, não saciam e não trazem qualquer benefício nutritivo, havendo, felizmente, muitos substitutos à sua altura!
  1. Segue-se então a substituição de alguns alimentos, pequenos gestos que vão fazer uma grande diferença na sua ingestão diária de calorias. Pode, por exemplo, trocar o leite, a manteiga, o queijo e os iogurtes meio gordos, pelos magros; em vez de maionese, opte por colocar mostarda nas suas sandes; em vez de açúcar, tome o seu café com adoçante ou abdique de ambos; troque um hambúrguer por uma sanduíche de frango com tomate e alface; esqueça as batatas fritas e asse uma batata em papel de alumínio para acompanhar o seu bife grelhado; quando for à padaria traga pão de mistura, centeio ou integral, em vez das habituais bicas. Como vê, existem muitas alternativas para saciar o seu apetite de forma saudável e… apetitosa!
  1. Beba muita água! Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, por isso, faz todo o sentido ingerirmos um e meio a dois litros deste precioso líquido por dia. Para além de hidratar, ajuda a eliminar toxinas e não tem calorias! Por vezes o seu corpo confunde-se e emite sinais de fome quando na realidade o que tem é sede. Da próxima vez que sentir fome, beba um copo cheio de água. Em substituição da água, ou só para variar, faça uma bela caneca de chã, privilegiando o de cidreira, tília, jasmim ou roseira brava. Modere a ingestão de café (mais de 3 por dia começa a ser prejudicial) e de vinho tinto (1 copo por dia é um poderoso antioxidante).
  1. Diga sim aos alimentos com alto teor de água e fibras, como a fruta e os legumes. Devido à sua constituição, são comidas que satisfazem o nosso apetite em quantidades menores e, claro, com muito menos calorias! É daqui que vem a (bem sucedida) estratégia de comer, antes das principais refeições, uma boa sopa ou salada. Para além de ser uma entrada que satisfaz o mais voraz dos apetites, só o seu aspecto já “enche”, o que o leva a comer muito menos quando chegar o prato principal… e a melhor parte é que não vai ficar com fome.
  1. Junte vegetais a tudo: salteie com massa ou arroz, acompanhe com um peixe grelhado, como recheio de uma boa omelete ou para fazer uma pizza vegetariana. Fonte de energia preciosa, os vegetais ajudam a acelerar o seu metabolismo.
  1. Faça da fruta o seu snack de eleição! Para além de saciar a fome, está recheada de vitaminas e nutrientes e há uma grande variedade por onde escolher. O seu organismo e paladar agradecem o facto de não terem que comer sempre a mesma coisa!
  1. Comer mais, sentir-se saciado e perder peso é possível, se escolher alimentos como: ovos (rico em proteínas); sopas (poucas calorias e muitas vitaminas, minerais, fibras e água); guisados; cereais, massa e pão integral; carne magra (especialmente frango e peru); peixe (possui Ómega 3, uma gordura saudável e fósforo, que é excelente para o cérebro), tofu, nozes, leguminosas (ervilhas, favas, feijão, soja, grão) e legumes (os de folha escura fornecem cálcio, ferro e antioxidantes).
  1. Use e abuse das fibras! Estas maravilhas da dieta moderna enchem e demoram a digerir, o que o vai deixar satisfeito durante mais tempo. Como não são absorvidas pelo organismo, são ainda o aliado perfeito para regular o trânsito intestinal.
  1. A ideia não é banir os doces da sua vida por completo, mas sim alertá-lo para as artimanhas que estas pequenas delícias nos preparam: apetece-nos uma mousse de chocolate que devoramos em dois tempos, sentimo-nos bem, mas não tarda nada (sim porque este género de alimento não sacia!), os níveis de glicose descem vertiginosamente e o resultado? Queremos outra mousse e porque não uma fatia de cheesecake!? Se comer bem ao longo do dia, todos os dias, estes ataques súbitos e vorazes têm tendência a desaparecer e vai passar a saborear os doces de uma forma mais natural e equilibrada. Uma vez por semana, os doces são um mimo, mas se recorrer a estas bombas calóricas para matar a fome, prepare-se para dar as boas-vindas aos quilinhos que perdeu no mês passado.
  1. Sabia que uma batata média tem cerca de 100 calorias quando cozida, mas 700 se for frita!? Para manjares rápidos, saborosos e nutritivos opte por cozer, grelhar ou assar os alimentos, evitando ou reduzindo a utilização de óleos, azeites, manteigas e margarinas. Cozinhar com sabedoria é simples! Recorra às panelas de pressão ou a vapor, sem esquecer o forno e o microondas e, na hora de pegar nos tachos, escolha os antiaderentes.
  1. Comer fora pode muitas vezes “acabar” com um regime equilibrada, mas não tem necessariamente de ser assim. Algumas das dicas já mencionadas valem tanto ou mais quando se alimenta fora de casa: comece sempre por uma sopa ou salada para diminuir, à partida, a ingestão de calorias extra; evite os molhos, as natas e a manteiga… e por esta ordem de raciocínio, o cesto do pão; como acompanhamento opte por saladas e legumes em detrimento das habituais batatas e arroz; quando confrontado com a dupla b & a, escolha apenas um, nunca os dois! A sobremesa pode ser “fatal”, por isso, uma salada de fruta ou um sorvete é sempre uma boa opção. Claro que se estiver a celebrar uma ocasião especial ou se não tem cometido grandes excessos, não é uma bela fatia de bolo de chocolate que vai arruinar a sua saúde… pelo contrário!
  1. Uma alimentação saudável deve ser variada, não só para permitir a ingestão dos nutrientes essenciais ao nosso bem-estar (proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais e gorduras), mas também para nos satisfazer, evitando assim os ataques constantes de desejos por salgadinhos ou pastas de chocolate inteiras! Para ajudar, imprima esta cábula e coloque-a na porta do frigorífico:
    1. 4 – 11 porções de hidratos de carbono (cereais, pão, arroz, massa…)
    2. 3 – 5 porções de hortícolas
    3. 1 – 2 doses de leguminosas
    4. 3 – 5 doses de frutos
    5. 2 – 3 doses de peixe ou carne, leguminosas e ovo
    6. 2 – 3 porções de lacticínios. Se seguir este plano alimentar, os quilos vão desaparecer e você será um exemplo de quem tem saúde para dar e vender!.
    19. Uma alimentação salutar só tem a ganhar se a ela aliar uma rotina de exercício físico. Muito ou pouco, o importante é mexer-se pelo menos três vezes por semana. O motivo é muito simples: queima calorias, o que reduz a gordura, o que aumenta a massa muscular, o que acaba por acelerar o metabolismo, o que, por sua vez, queima calorias (mesmo enquanto dorme!). É dos melhores ciclos viciosos que existem! Para além de se sentir melhor consigo próprio, vai viver cada dia com mais energia e produtividade, uma atitude que até o vai ajudar a manter o regime alimentar. Está convencido?
    20. Emagrecer de forma natural e saudável não tem de ser sinónimo de muitas privações ou horas infinitas com o estômago colado às costas! É, acima de tudo, uma questão de estilo de vida. Para resultados duradouros e um bem-estar global, invista numa relação estável com a roda dos alimentos, sem esquecer o exercício e outros passatempos como estar com os amigos, viajar ou ler. Assim, a comida deixa de ser uma obsessão e é você que passa a estar em primeiro plano.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dica de Saúde - Síndrome da Visão de Computador

Descubra quais os danos que seus olhos podem sofrer por causa das horas em frente ao pc.

Não tem como escapar: em tempos de web 2.0 e mídias sociais, a internet virou um vício. Muito além de seus inúmeros benefícios, navegar horas a fio, no trabalho, na escola ou mesmo em casa pode causar vários danos a sua saúde, inclusive aos olhos.

A chamada Síndrome da Visão de Computador, ou CVS (da silga em inglês para Computer Vision Syndrome) é o conjunto de problemas oculares relacionados ao tempo em frente à tela da máquina diariamente, cujos sintomas são, entre outros, fadiga ocular, visão embaçada e olho seco. O mal pode atingir de crianças, que passam horas jogando videogame, até adultos, que saem do trabalho, mas não do mundo virtual, checando e-mails e redes sociais em casa.
“São muitos os profissionais e, inclusive, estudantes que passam horas utilizando o computador, olhando diretamente para o monitor em ambientes secos ou com ar-condicionado. Isso os leva a piscar menos e é o ponto de partida de tantos problemas de saúde ocular. Outros fatores que contribuem para a CVS incluem a necessidade de os olhos se moverem em várias posições, ajustar o foco constantemente e fazer movimentos para dentro e para fora – convergência e divergência”, diz o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.
Para quem trabalha ou estuda conectado, o médico dá algumas dicas para evitar a CVS. “O ideal é que a pessoa possa manter todo o corpo da forma mais adequada e confortável possível enquanto digita. A dor já é um bom indício de que algo precisa ser alterado. Intervalos para tomar água, café ou conversar com um colega do escritório são bem-vindos, já que dão um break para os olhos também e fazem com que a pessoa volte a piscar normalmente, numa frequência ideal”.

CONFIRA DICAS PARA FUGIR DA SÍNDROME DA VISÃO DE COMPUTADOR


1o. Procure bloquear os pop-ups, já que muitos surgem repentinamente na tela com cores intensas que interferem na visão.


2o. O computador deve ser instalado a uma distância confortável, de modo que a parte superior do monitor esteja ligeiramente abaixo da altura dos olhos e a pessoa possa realizar suas atividades sem contorcionismos – físicos ou oculares. 


3o. Neves alerta que os óculos para perto e ‘meio-perto’ são preferíveis aos bifocais.


4o. Quanto melhor e maior a resolução da tela, tanto melhor para os olhos. No caso de documentos em formato reduzido, considere aumentar o tamanho da fonte ou utilizar o recurso do zoom para aumentar as letras.


5o. Em locais muito secos ou com ar-condicionado pode-se lançar mão dos umidificadores por algumas horas. Assim o ambiente fica mais confortável e os olhos menos ressentidos. Lágrimas artificiais são outra opção para manter a visão em dia e os olhos longe de problemas. Consulte seu oftalmologista para uma indicação personalizada.


6o. Dê um merecido descanso a seus olhos a cada duas horas. Pisque várias vezes sem parar para lubrificar o globo ocular e saia de frente do pc.


7o. Enquanto o brilho deve ser ajustado em termos intermediários, nem muito nem pouco intenso, o contraste deve oferecer a melhor visualização possível. 



Crédito: Dreamstime