quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pilates: Tudo o que você precisa saber sobre essa prática!!!

Pilates

pilates Pilates

Pilates é um método de controle muscular que foi desenvolvido para trabalhar alongamento, força, flexibilidade e equilíbrio ao mesmo tempo e de forma saudável. Esse método tem ser tornado especialmente popular entre as mulheres porque fortalece os músculos sem criar massa, então não dá aquele aspecto masculino ao corpo da mulher.
Uma das suas principais utilizações é para o tratamento e prevenção de problemas na coluna, mas também tem se mostrado eficaz no condicionamento físico. O Pilates não só ajuda a corrigir a postura como também pode ser um grande aliado no emagrecimento. Isso depende apenas de como o método é adaptado para sua necessidade.
Com o passar do tempo o Pilates impulsiona a reeducação postural, porque esse controle se internaliza e manter a postura correta e jogar o peso do corpo nos músculos corretos passa a ser praticamente automático.Nas aulas de Pilates, a pessoa aprende a controlar a mente e o corpo a fim de se beneficiar dessa prática. Durante o treino, deve-se controlar a respiração e a postura, e ao mesmo tempo movimentar-se para desenvolver a flexibilidade e alongar os membros e também para fortalecer os músculos.

Benefícios do Pilates

Confira quais são os principais benefícios que a prática do método Pilates pode proporcionar à sua saúde.
  • Relaxamento, aliviando o estresse e as tensões;
  • Maior resistência física e mental;
  • Alongamento;
  • Melhora da respiração;
  • Maior controle dos músculos e dos movimentos;
  • Correção da postura;
  • Melhora da concentração;
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Desenvolvimento da mobilidade das articulações;
  • Bom funcionamento do sistema circulatório;
  • Maior oxigenação do sangue;
  • Drenagem linfática e eliminação das toxinas mais eficazes;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Alívio das dores crônicas.

Tipos de Pilates

O Pilates como é tradicionalmente conhecido pode ser praticado solo (no chão) ou em aparelhos específicos deste método. Além do Pilates tradicional, existem outras atividades similares que combinam exercícios do Pilates com outras modalidades. Algumas exemplos de combinações de Pilates com outros exercícios são: Piloxing (boxe e pilates), Hidro Pilates (pilates na água) e Yogilates(yoga e pilates).

Por que fazer Pilates?

Além de ser uma atividade extremamente democrática – pode ser praticada por quase todo mundo, é também um método que pode ser feito tanto em casa com o acompanhamento de um profissional, quanto em academias ou estúdios. Para fazer Pilates solo em casa, é necessário adquirir alguns acessórios e montar um kit para malhar.
Uma das razões que faz com que cada dia mais pessoas o elejam como atividade favorita é que ele não cuida apenas do seu corpo, mas também da sua mente. A prática do Pilates promove o relaxamento, garantindo à quem o pratica uma boa noite de sono.
Outro motivo para fazer Pilates é que o método é flexível e pode ser adaptado para os mais diferentes casos. Mesmo quem tem lesões no corpo pode praticar essa atividade e evitar o sedentarismo.

Quem pode praticar Pilates?

O Pilates é indicado para adolescentes, adultos, pessoas de terceira idade, gestantes e para quem está em processo de reabilitação e também é utilizado para o condicionamento físico de atletas.
Para os adolescentes, o principal benefício é a correção postural necessária devido à fase de crescimento. Adultos podem praticar o Pilates para melhorar a qualidade de vida, aliviando o estresse e reeducando sua postura para evitar lesões que possam ocorrer devido à má postura durante a jornada de trabalho.
Pilates é recomendado para a terceira idadeporque é um método que respeita as necessidades e as dificuldades que essa fase da vida requer. Gestantes também podem praticar Pilates, porém precisam ser assistidas durante todos os exercícios e acompanhadas para assegurar exercícios seguros para a saúde dela e do bebê.
Pessoas em fase de reabilitação se beneficiam do Pilates pois seus exercícios podem ser adaptados para evitar danos na região já lesionada e para fortalecer outras regiões que dão sustentação aos movimentos.

O que devo verificar antes de iniciar a prática de Pilates?

Primeiro, se você tem algum problema de coluna ou outro problema ortopédico, procure um médico antes de iniciar qualquer atividade física.
Depois, pesquise se as academias ou estúdios que você está pensando em contratar têm profissionais licenciados para instruir seus exercícios de Pilates.
Por fim, informe-se a respeito das opções de grupos que oferecem. Quanto menores os grupos, melhor – o Pilates precisa de muita observação do instrutor para que seja feito corretamente. Se você puder pagar por aulas individuais ou em dupla será melhor ainda.

Por Andressa Dias - Site:http://www.dicasdemulher.com.br/pilates/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cuidado com o calor - Cuide-se melhor!

Com a chegada do Verão é altura de se preparar para enfrentar o calor. Beber muita água, fazer refeições ligeiras e procurar lugares frescos são as soluções.


Calor em excesso faz mal
Com o aumento do calor, o organismo procura baixar a temperatura do corpo através da transpiração. Mas se este objectivo não for alcançado, pode haver, em casos mais extremos, danos irreversíveis no cérebro e outros órgãos. Os golpes de calor, os esgotamentos e as cãibras são as consequências mais comuns.
Um golpe de calor dá-se quando o corpo não consegue controlar a sua temperatura elevada. Se se mantiver muito quente durante bastante tempo e não for prestado tratamento médico imediato, poderá levar à morte ou a uma deficiência crónica. Alguns dos sintomas de um golpe de calor são febre, pele vermelha, quente e seca, pulso rápido e forte, dor de cabeça, náuseas, etc. Numa situação destas, o importante é baixar a temperatura com um banho frio ou procurar um local fresco.
Um esgotamento devido ao calor deve-se à perda de líquidos e de sal, através da transpiração. É sobretudo grave para os idosos e doentes com hipertensão arterial e outros problemas. Um esgotamento identifica-se através da transpiração excessiva, dor de cabeça, pulso fraco, náuseas, etc.
Embora menos graves, as cãibras podem implicar tratamento médico, sobretudo em pessoas com problemas cardíacos e dietas pobres em sal. Se as cãibras continuarem por mais de uma hora, deve consultar um médico.
Nos dois últimos casos, convém procurar um local fresco e ingerir líquidos com minerais, como água ou bebida para desportistas.


Cuidados refrescantes
Mesmo que não se exponha directamente ao sol, pode sofrer com o calor. A primeira regra é evitar a exposição solar directa e prolongada, sobretudo nas horas de maior calor. Mas há outras medidas que podem ajudar o organismo a enfrentar o calor e a evitar consequências mais graves.
  • Beba muita água. É fundamental hidratar o organismo. Mesmo aqueles que têm a sensação de suar pouco e não têm sede, como os idosos, devem esforçar-se por beber água e sumos de fruta.
  • Prefira alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, como a fruta e legumes frescos. Evite refeições pesadas com alimentos gordos e as bebidas alcoólicas, pois demoram mais tempo a digerir.
  • Dentro de casa, permaneça nos locais menos expostos ao sol. Se morar numa vivenda, molhe as paredes exteriores com uma mangueira. O ar condicionado pode ser útil, sobretudo, para os idosos, mas convém evitar alterações bruscas. Programe uma temperatura com a qual se sinta bem, mas não demasiado fresca. Em alternativa, use ventoinhas com cabeça rotativa, para não haver um fluxo de ar directo.
  • Opte por roupas leves, de preferência em algodão e cores claras. Use chapéu e óculos de sol. Use menos roupa na cama, sobretudo nos bebés e doentes acamados.
  • Evite os esforços físicos exagerados. Se sentir que a sua temperatura está a aumentar, molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria.
  • Visite regularmente familiares ou vizinhos idosos nas alturas de maior calor, sobretudo se sofrerem de insuficiência cardíaca ou respiratória, diabetes ou outras doenças crónicas.
Fonte: http://www.deco.proteste.pt/prevencao/cuidado-com-o-calor-s492811.htm

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pele saudável: as diferenças entre hidratar e nutrir

Corremos a semana toda atrás de outras coisas e sempre deixamos de lado o relaxamento, não é mesmo? Aproveite um dia em casa para cuidar só de você, sem se preocupar com nada do trabalho, muito menos com as tarefas domésticas. É hora de cuidar da pele. Para deixar nossa pele saudável, não basta pensar na hidratação. Ela pode estar precisando de uma boa nutrição. Você sabe quais as diferenças entre esses dois tipos de tratamento?

Hidratação

Hidratar é repor ou manter a água na epiderme, gerando um aspecto de pele mais lisa e brilhante. De acordo com a dermatologista Patrícia Santiago Garcia, de Brasília, “a boa hidratação da pele é feita pela ingestão de líquidos via oral (água, água de coco, sucos naturais, alguns chás etc.), pelo menos 2 litros ao dia, e complementada por bons hidratantes, que restauram a barreira da pele impedindo grande perda de água”.

Um creme é rotulado como hidratante quando mantém ou aumenta o teor de água na pele. Por isso, é indicado para minimizar os riscos de ressecamento, descamação e rachadura, o que consequentemente melhora a elasticidade e a aparência da pele.

Nutrição

Já os cosméticos nutritivos fornecem vitaminas, como a vitamina E, e ingredientes hidratantes, como a glicerina, capazes de ajudar a pele a se reparar e a manter sua integridade. Ou seja, nutrir a pele significa dar elementos essenciais para a manutenção da sua vitalidade e função.

Patrícia recomenda nutrir a pele diariamente. Porém, vale prestar atenção na estação do ano: no clima seco e no inverno, podemos dar preferência a produtos mais espessos. Já no verão, a dica é usar produtos mais aquosos, leves, que consigam dar conta de uma eficiente hidratação.

Em resumo, no nosso dia a dia devemos hidratar e nutrir nossa pele com uma boa ingestão de líquido, dieta balanceada e bons cremes específicos. Sem se esquecer dos produtos com ação de proteção solar, alerta a dermatologista.

O momento de cuidar da nossa pele é único. Em meio a tanta correria, esse tempo que disponibilizamos para nós mesmas é quando paramos e nos olhamos. O que poderia ser trabalhoso, torna-se prazeroso. Passar creme, tomar chá, comer bem e praticar exercício físico são tarefas que só trazem coisas boas ao nosso futuro. Por isso, hidrate e nutra sua pele muito bem. Não tenha medo de ser linda!


Confira quais devem ser os procedimentos ideais para os cuidados pessoais em qualquer estação.


 No banho, aproveite para hidratar sua pele com sabonetes apropriados. Você ganha tempo e ainda aproveita para relaxar mais um pouco.


Nutra a pele diariamente para reparar e manter sua integridade.


Ficar em casa e cuidar do nosso corpo é um dos programas mais deliciosos. Marque momentos assim na sua agenda.


Quando a gente se sente bonita, tudo conspira a nosso favor. Curta esses momentos e prolongue sempre sua felicidade.


Fique atenta às necessidades de sua pele. Procure sempre um especialista e cuide bem de você.


Fotos: Dreamstime
Fonte: http://vivacadatoque.terra.com.br/meu-momento-5/pele-saudavel-as-diferencas-entre-hidratar-e-nutrir-285

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ESTRIAS COMO ELIMINÁ-LAS?


A pele se rompe, as bordas cicatrizam e pronto: a pele ganha uma marca que incomoda a todos, homens e mulheres: as Estrias.


E, para deixar a situação pior, ainda não existe um tratamento médico ou estético para acabar totalmente com elas.

A estria se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão. "Ela se rompe e suas bordas, ao cicatrizarem, formam uma linha deprimida na superfície da pele", explica o cirurgião-dermatológico Rogério Ranulfo.

Até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar as estrias. "Várias são as causas de seu aparecimento: crescimento na puberdade, aumento de peso (elimine o efeito sanfona e conquiste seu peso ideal. Clique aqui), gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, tanto tópico como via oral", continua Ranulfo.

O problema, que atinge mais as mulheres, pode estar presente em qualquer parte do corpo, mas sempre atacam as áreas mais femininas, como bumbum, seios e barrigas. Para cada lugar e tipo de estria é indicado um tratamento.

Segundo a dermatologista graduada pela Universidade de São Paulo, especializada em medicina estética Alessandra Ribeiro, as estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.

Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. "Essas estrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-la", explica a dermatologista.

Tratamentos e novidades

O tratamento com ácidos, peeling, é um dos mais comuns para a eliminação das estrias. "Eles estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias", diz Alessandra.

No entanto, a dermatologista explica que cada caso é diferente do outro. "Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele".

Há também a mesoterapia. Segundo Alessandra, esse tratamento pode ser aplicado nos dois tipos de estrias. "É injetada no local da estria, com finas agulhas, uma substância capaz de estimular a produção de colágeno na quantidade ideal para preencher os sulcos das estrias antigas, que, por conseqüência, ficam mais estreitas. Cada aplicação dura 10 minutos por estria e o tratamento leva, no mínimo, dois meses".

Esse tratamento, porém, é dolorido e nem todos aceitam a recuperação. "Eu tenho varizes há muito tempo, fiz mesoterapia, mas a recuperação é muito dolorida e a minha pele ficou um pouco roxa depois da aplicação. Hoje eu trato apenas com ácido", confessa a professora Maria Cristina de Oliveira.

Já o laser é um tratamento mais moderno e indicado para as estrias avermelhadas, provocando o fechamento dos pequenos vasos. "O laser promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas".

Em breve, quem quiser livrar-se das estrias terá ainda uma nova opção. Um aparelho em fase de testes, eletroporador, pretende fazer com que qualquer tipo de substância penetre na pele, contudo sem agulhas.

Segundo Orlando Sanches, esteticista responsável pelo setor de estética da Clínica Charles Yamaguchi e especialista em pré e pós-operatório, Laser e drenagem linfática, o eletroporador cria e emite uma onda eletromagnética que permite a introdução de substâncias através da pele.

"Estamos testando uma melange (mescla de substâncias) que estimulam a produção de novo colágeno, hidratam e regeneram a pele. São necessárias no mínimo dez aplicações para se avaliar os resultados", explica.

O custo das sessões do aparelho que vem substituir as agulhas ainda está sendo definido, devido à fase de testes que deve durar mais 60 dias. "Ainda não definimos o custo, mas cada sessão deve ficar em torno de R$ 150 a R$ 400", informa Sanches.

Como evitá-las

A prevenção é a melhor forma de tratamento. Como? Hidratando e nutrindo a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas.

Segundo Alessandra, evitar roupas apertadas é uma maneira de evitar estrias. "A prática de exercícios físicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferência por alimentos saudáveis são fundamentais para evitar estrias" aconselha a dermatologista.

Por:
Agência MBPress 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Como evitar a famigerada celulite

Celulite, palavrinha que tanto incomada as mulheres, isso é fato, mas ainda bem que existem dicas que podem evitar as celulites, então vamos ver agora nesse post, algumas dessas dicas valiosas:
O uso de cremes hidratantes
Você está grávida ou acredita que vai ganhar peso por algum motivo, nesse periodo o aprecimento de estrias é bem provável, então começe o quanto antes com o uso de hidratantes, com eles você poderá evitar ou minimizar o aparecimento das estrias. Manteiga de karité e manteiga de cacau são ingredientes que são ótimos para manter sua pele hidratada, e uma vez a pele hidratada, quando se esticar com o aumento de peso, ela não sofrerá tanto como se estivesse seca, por esse e outros motivos a hidratação é importante no combate e prevernção à celulite.
Na gravidez, sabemos que as partes que mais aumentam são as areas do abdomem e quadris, então deve-se focar nessas áreas, aplique o creme duas vezes por dia para evitar a formação da casca de laranja.
Uma dica é analisar seu corpo, você deve aplicar hidratantes em todo o corpo se possível, mas focando-se nas áreas que você sabe que tem tendência a ganhar gordura.

Exercício
Todos sabemos, mas vale ressaltar, que o exercício é bastante importante, o movimento estimula o fluxo sanguineo. E além disso o corpo elimina toxínas, que podem ajudar na formação da celulite.
Se você estiver grávida, escolha atividades que sejam adequadas para a gravidez.
Melhorar sua dieta
Uma boa dieta deve sempre existir, mas se você não tem uma dieta balanceada, começe a pensar no assunto e por em prática, procure a sua quota de antioxidantes, que podem manter a celulite à distância. Gorduras saturadas devem ser eliminados de sua dieta e a quantidade de fibras também pode ser aumentada, promovendo uma digestão saudável.
Massagens regulares
Uma boa massagem todo mundo gosta, mas a massagem como sabemos não serve apenas como relaxante, ela aumenta a circulação do sangue e também pode esticar os tecidos conectivos. A massagem pode também reduzir a quantidade de gordura armazenada e reduzir as toxinas do corpo.
Beber líquidos
Líquido são ótimos aliados contra as celulires, Os líquidos podem ajudar a hidratar as células do interior e promover a circulação.
Dados mostram que 80% das mulheres sofrem com celulite, por isso é importante previnir e tratar as celulites, e isso pode ser feito com cuidados e mudanças simples em seu dia a dia.
E você, ja começou a fazer algo contra a celulite?
Fonte: http://cuidadoscomapele.net/como-evitar-a-celulite

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Livre-se das Rugas, elas não fazem parte de você!


Pele firme ou enrugada? A escolha é sua!

Um dos parâmetros da nova classificação da Dra. Baumann em 16 Tipos de Pele avalia se a pele tende a ser enrugada ou firme. Os fatores genéticos influenciam nesse parâmetro e em como envelhecemos, mas não há dúvidas de que os fatores externos como estilo de vida, hábitos como tomar sol, tabagismo e estresse têm um papel fundamental no envelhecimento da pele. Por isso, consideramos que a escolha de seus hábitos de vida pode modificar a tendência que sua pele tem ao envelhecimento. Mesmo que você tenha tendência a ter a pele enrugada, os cuidados poderão evitar o envelhecimento e as rugas.

A epiderme e a derme são camadas da pele. Na derme é onde surgem as alterações que levam ao aparecimento de vincos, sulcos e rugas. Essas alterações são devido a alteração de três importantes componentes: colágeno, elastina e ácido hialurônico.

- Colágeno: responsável pela estrutura da pele

- Elastina: responsável pela elasticidade.

-Ácido hialurônico : atrai a água, dando volume e hidratação

Quando envelhecemos, todos esses componentes diminuem. A mulher perceberá esse efeito principalmente nos 5 anos após a menopausa, quando o colágeno pode diminuir mais que 30 por cento.

Existem maneiras de prevenir que esse processo ocorra mais lentamente:

- evitar influências externas que degradem a estrutura da sua derme, como exposição solar crônica, fumo e dieta pobre e desequilibrada.

- adicionar antioxidantes na sua dieta e também em creme, gel ou loção para uso tópico. Os mais comuns são as vitaminas A e C, o licopeno, o chá verde e a coenzima Q10.

- ajude a estimular a produção do seu próprio colágeno e a eliminar as células mortas que prejudicam a absorção dos seruns e loções, isso pode ser feito com produtos de limpeza ou com sabonetes que contenham ácido glicólico ou alfahidróxiácidos. Também utilize retinóides, vitamina C e peptídios de cobre.

- beba muita água todos os dias.

Para quem já tem rugas, a melhor opção é o tratamento com a toxina botulínica e com os preenchedores com ácido hialurônico e com os estimuladores do colágeno como o ácido L-poliláctico.

Fonte: Essas informações são baseadas no livro da Dra. Leslie Baumann “The Skin Type Solution” que classifica a pele em 16 Tipos. Breve o livro estará disponível em português com o título “A Solução para os Tipos de Pele”, pela editora Campus Elsevier. 


Como reduzir rugas ao redor dos olhos 

Um creme especial para o dia e outro para a noite.

Essa é a forma mais eficiente de prevenir ou amenizar as rugas ao redor dos olhos.

Saiba também como perder o ar de cansaço, reduzindo as olheiras.


Delicada, a pele ao redor dos olhos é bem mais sensível do que a do restante do rosto. Isso explica porque as rugas de expressão costumam aparecer primeiro nessa região. Para preveni-las ou amenizá-las, é necessário a aplicação diária de cremes específicos.

Uma fórmula que combata os agentes agressores e aumente a elasticidade da pele.

"Um creme ou gel com substâncias antioxidantes, como a vitamina C e o DMAE (dimetilaminoetanol ), são um bom exemplo.

É também importante a aplicação de um protetor solar.

À noite, experimente um creme com efeito renovador à base de retinóides ou ácido glicólico.

"Quem tem a pele das pálpebras mais sensível que o normal, recomendo cremes com derivados dos retinóides, como o retinoaldeido. São mais suaves."

No caso de olheiras e aparência abatida, utilize pela manhã um produto leve para diminuir o ar de cansaço.

Antes de dormir, aplique um produto contendo vitamina K, que estimula a circulação, ou então vitamina C, que dá luminosidade.

"Substâncias clareadoras, como a hidroquinona e os ácidos retinóico ou kójico, também amenizam o problema".

Quando as rugas e marcas de expressão já estão instaladas, a alternativa é recorrer para o laser rejuvenescedor ou outros tratamentos específicos



Fonte: www.beleza.wa3.com.br
Dra. Érica Monteiro-Dermatologista

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Creme caseiro para atenuar as manchas de pele nas mãos


Possuir manchas na pele é uma dor de cabeça para muitas de nós, mulheres. No entanto com maquilhagem algumas de nós conseguimos disfarçar estas pequenas imperfeições.
O problema é realmente importante e preocupante, quando possuímos manchas na pele das mãos, uma vez que não podemos, nem devemos, aplicar maquilhagem nas mãos todos os dias.

Neste artigo vou-lhe propor um creme caseiro para atenuar as manchas de pele que poderá possuir nas suas mãos. Este creme é bastante efetivo conseguindo manter estas manchas sobre controlo.

Necessitaremos de um limão, um iogurte natural e um pouco de aipo ralado, misture tudo até obter um creme cremoso e ligeiramente denso. Aplicar 15 minutos antes de se deitar (deixando atuar durante esses 15 minutos) e remover com agua morna, podendo após isto aplicar o seu creme habitual.

Pode guardar o resto do creme que sobrar num frasco hermeticamente fechado e utilizar todos os dias. Se está sética os resultados passado algum tempo irão surpreende-la. E recorde-se, proteja as mãos sempre que faz desporto, anda de bicicleta e apanha frio ou sol, uma vez que estes elementos criam dano na pele causando manchas. 

Escrito por Monica Santos - Ref.Site:http://www.diariodemulher.com